SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.60 issue1Surgical treatment of anal stenosis: assessment of 77 anoplasties author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Clinics

Print version ISSN 1807-5932On-line version ISSN 1980-5322

Abstract

PENHA, Patrícia Jundi et al. Avaliação postural em meninas de 7 a 10 anos. Clinics [online]. 2005, vol.60, n.1, pp.9-16. ISSN 1807-5932.  http://dx.doi.org/10.1590/S1807-59322005000100004.

Alterações posturais são freqüentemente encontradas em crianças e adolescentes. Nessa fase, a postura sofre uma série de ajustes e adaptações às mudanças no próprio corpo e à demanda psicossocial que lhe é apresentada, ocorrendo uma grande transformação na busca de um equilíbrio compatível com suas condições. OBJETIVO: Identificar quais as alterações posturais mais freqüentes em escolares, de 7 a 10 anos, com intuito de fundamentar medidas preventivas e, secundariamente, alertar pais e professores para o problema da má postura. MÉTODOS: Foram avaliadas 33 meninas para cada idade entre 7 a 10 anos, totalizando uma amostra de 132 sujeitos. Cada estudante foi observado através de fotos nos planos frontal e sagital. RESULTADOS: Os principais desvios posturais encontrados foram: joelho valgo, rotação medial de quadril, antepulsão, anteversão pélvica, hiperextensão de joelho, hiperlordose lombar, tornozelo valgo, desnível de ombro, inclinação pélvica lateral, escoliose, rotação de tronco, hipercifose torácica, escápula alada, protração de ombros, abdução escapular, rotação medial de ombro e inclinação de cabeça. CONCLUSÃO: Este estudo alcançou seu objetivo de descrever os padrões posturais mais freqüentes entre meninas de 07 a 10 anos. Algumas das alterações posturais descritas são próprias do desenvolvimento postural normal da criança e tendem a serem incorporadas com seu crescimento - como o valgismo de joelho, a rotação medial de quadril e a hiperlordose lombar. Outras, no entanto, caracterizam assimetrias que podem ser geradas por demandas diárias como, por exemplo, a escoliose.

Keywords : Postura; Fisioterapia; Estudantes; Avaliação postural.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License