SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 issue4Alteration of the load-response mechanism of the knee joint during hemiparetic gait following stroke analyzed by 3-dimensional kinematic author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Clinics

Print version ISSN 1807-5932

Abstract

MODOLIN, Miguel et al. Tratamento cirúrgico do linfedema peno-escrotal. Clinics [online]. 2006, vol.61, n.4, pp. 289-294. ISSN 1807-5932.  http://dx.doi.org/10.1590/S1807-59322006000400003.

INTRODUÇÃO: O linfedema peno-escrotal, independentemente da etiologia, é determinado pela redução do fluxo linfático com conseqüente aumento do volume do escroto e pênis. A evolução clínica da doença é caracterizada com extremo desconforto ao paciente, limitando a higiene local, a deambulação, o intercurso sexual e a micção em posição ortostática. OBJETIVO: Apresentar a experiência e resultados no tratamento da patologia com remoção dos tecidos comprometidos e correção peno-escrotal. MÉTODO: Foram tratados 17 pacientes com linfedema do escroto e pênis com a técnica de Charles modificada, que consiste na excisão da pele comprometida seguida de escrotoplastia e sutura mediana simulando a rafe escrotal. O pênis é recoberto com enxerto de pele parcial suturado em linha quebrada na face ventral. RESULTADOS: No seguimento dos pacientes, que variou entre 6 meses e 6 anos, constatou-se regressão dos sintomas e melhora das condições clínicas prévias. Um paciente submetido à linfadenectomia com radioterapia por câncer de pênis teve recidiva do linfedema escrotal. CONCLUSÃO: A técnica de Charles modificada no tratamento do linfedema peno-escrotal é facilmente reprodutível e possibilita com seus resultados melhor higiene local, melhor movimentação, micção em posição ortostática, retomada do intercurso sexual e, finalmente, melhor aparência à região comprometida com franca melhora da qualidade de vida.

Keywords : Elefantíase; Linfedema; Peno-escrotal; Linfangectomia; Tratamento cirúrgico.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English