SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número1Produção e qualidade de raiz tuberosa de cultivares de batata-doce no oeste do ParanáRenovação de pastagem degradada com calagem, adubação e leguminosa consorciada em Neossolo Quartzarênico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Acta Scientiarum. Agronomy

versão On-line ISSN 1807-8621

Resumo

TEIXEIRA, Cícero Monti et al. Produtividade e teores foliares de nutrientes do feijoeiro sob diferentes palhadas e doses de nitrogênio em semeadura direta. Acta Sci., Agron. [online]. 2008, vol.30, n.1, pp.123-130. ISSN 1807-8621.  http://dx.doi.org/10.4025/actasciagron.v30i1.1160.

O objetivo foi avaliar a interação entre palhadas e doses de nitrogênio, na nutrição e rendimento de grãos do feijoeiro, sob plantio direto. O delineamento foi de blocos casualizados, com quatro repetições, em esquema de parcelas subdivididas. As palhadas influenciaram o teor de Fe e as doses de N os teores de N, Ca, Mg e Mn. Houve interação entre palhadas e doses para os teores de P, K e S. O maior teor foliar de Fe ocorreu sob palhada de guandu-anão e de N na dose de 62 kg ha-1 do nutriente. Para os teores de Ca, Mg e Mn, houve respostas lineares, sendo negativa para o Ca e positivas para os dois últimos. Para o P, houve pequena redução, com posterior acréscimo nas palhadas de milheto e milheto+feijão-de-porco. Os teores de K aumentaram até próximo de 50 kg ha-1 de N, com posterior redução sob as palhadas de milheto consorciado com as leguminosas. Nas palhadas de milheto e guandu-anão, houve redução a partir de pequenas doses de N. Os teores de S aumentaram de forma quadrática nas palhadas com milheto. O maior rendimento foi obtido sob milheto+feijão-de-porco na maior dose de N.

Palavras-chave : plantio direto; plantas de cobertura; adubação verde; adubação nitrogenada; Pennisetum typhoides; Canavalia ensiformes; Cajanus cajan.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons