SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número4Cultivares de soja sob plantio direto em Latossolo Vermelho compactadoEfeito da adubação alternativa sobre os componentes de produção do maracujazeiro-amarelo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Acta Scientiarum. Agronomy

versão On-line ISSN 1807-8621

Resumo

TEIXEIRA, Cícero Monti et al. Decomposição e liberação de nutrientes das palhadas de milheto e milheto + crotalária no plantio direto do feijoeiro. Acta Sci., Agron. (Online) [online]. 2009, vol.31, n.4, pp.647-653. ISSN 1807-8621.  http://dx.doi.org/10.1590/S1807-86212009000400015.

O objetivo foi avaliar a produção de fitomassa, o acúmulo e liberação de macronutrientes, e a decomposição das palhadas de milheto (Pennisetum typhoides (Burm.) Stapf) solteiro e consorciado com crotalária (Crotalaria juncea), sob a cultura do feijoeiro. O delineamento foi o de blocos casualizados, com quatro repetições, em esquema de parcelas subdivididas. As parcelas foram constituídas pelas duas palhadas; as subparcelas, pelas épocas de avaliação, ao longo do cultivo do feijoeiro (0, 8, 16, 24, 40, 56 e 72 dias após a semeadura). Os resíduos coletados foram secos em estufa de circulação forçada de ar, a 65ºC, até atingirem massa constante, para a determinação da matéria seca remanescente. Posteriormente, foram moídos e encaminhados para laboratório, para a determinação dos teores de macronutrientes. Com base nos teores e na matéria seca remanescente, foram calculadas as quantidades remanescentes dos macronutrientes, expressas em porcentagem do valor inicial. Os valores foram ajustados a modelos não-lineares, escolhendo-se os modelos com melhor ajuste em cada situação. O consórcio entre milheto e crotalária produziu maior quantidade de fitomassa seca, acumulando e liberando maior quantidade de todos os macronutrientes, à exceção do enxofre. A palhada de milheto apresentou maior velocidade de liberação de nitrogênio.

Palavras-chave : ciclagem de nutrientes; litter-bags; decomposição; modelos não-lineares; consórcio gramínea x leguminosa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons