SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número4Influência do substrato no crescimento de mudas de cupuaçu (Theobroma grandiflorum Schum.)Produtividade de feijão-guará e efeito supressivo de culturas de cobertura de inverno em espontâneas de verão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Acta Scientiarum. Agronomy

versão On-line ISSN 1807-8621

Resumo

ANDRADE, Carlos Alberto de Bastos; SCAPIM, Carlos Alberto; BRACCINI, Alessandro de Lucca e  e  MARTORELLI, Danilo Takara. Produtividade, crescimento e partição de matéria seca em duas cultivares de feijão. Acta Sci., Agron. (Online) [online]. 2009, vol.31, n.4, pp.683-688. ISSN 1807-8621.  http://dx.doi.org/10.1590/S1807-86212009000400020.

Com o objetivo de caracterizar o crescimento e a produtividade de grãos, das cultivares ‘Ouro Negro’ e ‘BRS MG Talismã’, em condições de campo, na Estação Experimental de Coimbra, Estado de Minas Gerais, pertencente à Universidade Federal de Viçosa (UFV), experimentos de campo foram conduzidos em que se avaliaram o crescimento vegetativo e a produtividade de grãos das duas cultivares. Foram efetuadas amostragens aos 12, 22, 36, 51, 65 e 76 dias após emergência (DAE), sendo determinadas a área foliar e a biomassa dos diferentes componentes da parte aérea, além do índice de área foliar e das taxas de crescimento absoluto e assimilatórias líquidas. Aos 80 DAE (colheita), foram determinados a produtividade de grãos e os seus componentes (número de plantas por área, número de vagens por planta, número de grãos por vagens e massa média de 100 grãos). O crescimento vegetativo de ambas as cultivares foi semelhante, mas a cultivar ‘Ouro Negro’ apresentou os maiores valores de acúmulo de matéria seca total, taxa de crescimento absoluto, índice de área foliar e taxa assimilatória líquida. A taxa de crescimento relativo foi maior na cultivar ‘BRS MG Talismã’.

Palavras-chave : Phaseolus vulgaris; genótipos; análise de crescimento; componentes da produção; produtividade de grãos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons