SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue3Effect of herbicides on phytopathogenic agents author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Acta Scientiarum. Agronomy

On-line version ISSN 1807-8621

Abstract

SANTOS, Fábio Lúcio; QUEIROZ, Daniel Marçal de; PINTO, Francisco de Assis de Carvalho  and  SANTOS, Nerilson Terra. Análise do processo de derriça do café utilizando uma máquina vibradora eletromagnética. Acta Sci., Agron. (Online) [online]. 2010, vol.32, n.3, pp.373-378. ISSN 1807-8621.  https://doi.org/10.4025/actasciagron.v32i3.6782.

A colheita é uma das operações mais importantes no sistema de produção do café pelo seu elevado custo e ao impacto que tem na qualidade do produto final. Para reduzir os custos de produção, têm-se buscado formas de mecanizar essa operação. As máquinas de colheita de café geralmente derriçam os frutos por meio de vibrações mecânicas e impacto. Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de estudar o efeito da amplitude e da frequência de vibração sobre a eficiência de derriça dos frutos de café. Para isso, ensaios usando uma máquina vibradora eletromagnética foram realizados em laboratório. Foram testadas amplitudes na faixa de 3,75 a 7,50 mm e frequências na faixa de 13,33 a 26,67 Hz. Os testes foram conduzidos utilizando-se ramos das variedades Catuaí Vermelho e Mundo Novo. A partir da análise dos resultados verificou-se que a eficiência de derriça dos frutos está diretamente relacionada à aceleração imposta aos frutos durante o procedimento de derriça. As frequências entre 23,33 e 26,67 Hz e amplitudes que variam entre 6,25 e 7,50 mm proporcionaram maior eficiência de derriça dos frutos cereja para ambas as variedades estudadas. A eficiência de derriça por vibração na variedade Mundo Novo foi superior à da variedade Catuaí Vermelho para os intervalos de frequência e amplitudes avaliados.

Keywords : café; colheita; eficiência de derriça; estádio de maturação.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License