SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue3Interaction of lime and zinc levels in the morphologic characteristics and production components of castor bean plantsDirect organogenesis of rice (Oryza sativa L.) mesocoptiles author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Acta Scientiarum. Agronomy

On-line version ISSN 1807-8621

Abstract

TEIXEIRA, Cícero Monti et al. Nutrição mineral do feijoeiro em influência de nitrogênio e palhadas de milheto solteiro e consorciado com feijão-de-porco. Acta Sci., Agron. (Online) [online]. 2010, vol.32, n.3, pp.511-519. ISSN 1807-8621.  https://doi.org/10.4025/actasciagron.v32i3.4392.

O objetivo foi avaliar o efeito das palhadas de milheto (Pennisetum typhoides (Burm.) Stapf) e milheto + feijão-de-porco (Canavalia ensiformes (L.) DC.) e diferentes doses de nitrogênio, na nutrição mineral do feijoeiro. O delineamento foi em blocos casualizados, com quatro repetições, em esquema de parcelas subdivididas, em Latossolo Vermelho, em plantio direto. As parcelas foram constituídas pelas palhadas e as subparcelas por um fatorial 2 x 4 + 1, representado por duas doses de N na semeadura (30 e 60 kg ha-1) e quatro em cobertura (0, 40, 80 e 120 kg ha-1), mais um tratamento adicional, correspondente a 30 kg ha-1 de N na semeadura, sem cobertura, com inoculação das sementes com Rhizobium tropici e aplicação foliar de Co e Mo. A palhada de milheto + feijão-de-porco proporcionou maiores teores foliares de N e Mg. A cobertura nitrogenada aumentou o teor do nutriente até a dose de 116 kg ha-1, proporcionando incrementos lineares nos teores de K e S. Para os teores de Mg houve interação tripla. O tratamento adicional aumentou o teor de N sob palhada de milheto, os teores de K e Cu e o rendimento de grãos sob ambas palhadas e reduziu os teores de Ca e Mg, sob palhadas de milheto e milheto + feijão-de-porco, respectivamente. As doses de N em cobertura aumentaram o rendimento de grãos em ambas as doses de base, com maior resposta na de 30 kg ha-1 de N.

Keywords : plantas de cobertura; sistema plantio direto; consórcio gramínea x leguminosa; adubação nitrogenada; fixação biológica de nitrogênio.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License