SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número1Physiological traits for drought phenotyping in cottonTabasco pepper production with CO2 application using drip irrigation índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Acta Scientiarum. Agronomy

versión On-line ISSN 1807-8621

Resumen

RANGEL, Marco Antônio Sedrez et al. Presença e qualidade de sementes esverdeadas de soja na região sul do estado do Mato Grosso do Sul. Acta Sci., Agron. (Online) [online]. 2011, vol.33, n.1, pp. 127-132. ISSN 1807-8621.  http://dx.doi.org/10.4025/actasciagron.v33i1.4852.

Sementes de soja produzidas em algumas regiões do Estado de Mato Grosso do Sul têm apresentado sérios problemas de qualidade pela ocorrência de elevados percentuais de sementes esverdeadas. Objetivando averiguar o problema, foi conduzido um experimento em que foram avaliados potencial de germinação, comprimento de raiz, teor de óleo e porcentagem de acidez do ácido oleico das sementes de soja das cultivares BRS 133, BRS 181, BRS 206, BRS 239, BRS 240, BRS 241, CD 202 e Embrapa 48, produzidas em seis locais do Estado (Dourados - Barreirão, Dourados - CPAO, Maracaju, Naviraí, Ponta Porã e Sidrolândia). O delineamento experimental de campo foi em blocos ao acaso com três repetições, em cada local. Os genótipos de Ponta Porã e Barreirão, cujos lotes continham menores percentuais de sementes verdes, apresentaram os mais elevados níveis de germinação e comprimento de raiz. O teor e a acidez do óleo não foram significativamente influenciados pela quantidade de sementes verdes. Conclui-se que, à medida que ocorrem acréscimos dos percentuais de sementes verdes, observa-se redução acentuada da germinação e do comprimento da raiz primária.

Palabras llave : Glycine max; cultivares; qualidade fisiológica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués