SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue4N transfer from green manures to lettuce in an intercropping cultivation systemSpacings between plants with chicken manure in Roselle crop author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Scientiarum. Agronomy

On-line version ISSN 1807-8621

Abstract

TOLEDO, Mariana Zampar et al. Qualidade fisiológica e atividade enzimática de sementes de crambe, após o envelhecimento acelerado. Acta Sci., Agron. (Online) [online]. 2011, vol.33, n.4, pp. 687-694. ISSN 1807-8621.  http://dx.doi.org/10.4025/actasciagron.v33i4.8248.

O crambe é uma cultura promissora para produção de biodiesel, principalmente pelo alto conteúdo de óleo de suas sementes. No entanto, não há metodologias estabelecidas para avaliar a qualidade fisiológica das sementes desta espécie e lotes não podem ser comparados, especialmente por testes de vigor, como o de envelhecimento acelerado. O objetivo da presente pesquisa foi avaliar o efeito da alta temperatura e do período de exposição durante o teste de envelhecimento acelerado na qualidade fisiológica e atividade enzimática de sementes de crambe. Dois lotes de sementes de crambe, cultivar Brilhante, foram analisados por meio dos testes de teor de água, massa de 1.000 sementes, germinação, primeira contagem, condutividade elétrica, atividade enzimática (peroxidase e superóxido dismutase) e comprimento de plântulas. As avaliações foram conduzidas antes e após o envelhecimento acelerado, que foram testadas diferentes temperaturas (38, 40 e 42ºC) e períodos de exposição (24, 48 e 72h). O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado com quatro repetições. Os dados foram submetidos à análise de variância e as médias foram comparadas pelo teste de Tukey (p < 0.05). O teste de Dunnet (p < 0.05) foi utilizado para comparar os valores da testemunha (antes do envelhecimento acelerado) com cada valor médio individualmente. O teste de correlação linear simples também foi aplicado. Conclui-se que a interação temperatura x período de exposição afeta a qualidade fisiológica das sementes e a atividade enzimática e que as melhores condições durante o teste de envelhecimento acelerado são dependentes do genótipo.

Keywords : Crambe abyssinica; germinação; vigor; deterioração.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English