SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue1An approach to the decomposition of interaction in a factorial experiment with five factorsGermination and seedling growth of ornamental species of Passiflora under artificial shade author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Scientiarum. Agronomy

On-line version ISSN 1807-8621

Abstract

ALMEIDA, Adriana Queiroz de  and  ROSOLEM, Ciro Antonio. Crescimento radicular e da copa do algodoeiro em função da aplicação de cloreto de mepiquat às sementes. Acta Sci., Agron. (Online) [online]. 2012, vol.34, n.1, pp. 61-65. ISSN 1807-8621.  http://dx.doi.org/10.4025/actasciagron.v34i1.12369.

Estudou-se o efeito do tratamento de sementes de algodão com cloreto de mepiquat sobre o crescimento inicial de raízes e parte aérea. O experimento, realizado em casa de vegetação, utilizou vasos de PVC adaptados com uma parede frontal de vidro e os tratamentos foram constituídos por cinco doses do cloreto de mepiquat (CM) do ingrediente ativo (i.a.): 0, 3, 6, 9 e 12 g kg-1 de sementes, pulverizado sobre as sementes, e a cultivar FM 993. Massa de matéria seca da parte aérea (folhas, pecíolos e haste), massa de matéria seca da raiz, área foliar, relação parte aérea:raiz, relação área foliar:crescimento radicular, o comprimento da parte aérea foram avaliados aos 21 dias após a semeadura. Crescimento radicular foi avaliado a cada três dias até os 18 dias. O CM aplicado às sementes do algodão promove redução da altura da planta e da área foliar, sem, contudo, afetar produção de massa de matéria seca da parte aérea e raiz, relação parte aérea:raiz, relação área foliar:crescimento radicular e comprimento total de raízes do algodoeiro. Assim, no presente experimento não foi observado efeito negativo do CM aplicado às sementes do algodoeiro na absorção de água pela planta.

Keywords : regulador vegetal; Gossypium hirsutum; decréscimo.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English