SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue2A comparison of RAPD and ISSR markers reveals genetic diversity among sweet potato landraces (Ipomoea batatas (L.) Lam.)Activated charcoal and graphite for the micropropagation of Cattleya bicolor Lindl. and a orchid double-hybrid 'BLC Pastoral Innocence' author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Scientiarum. Agronomy

On-line version ISSN 1807-8621

Abstract

SOUSA, Carla da Silva et al. Ocorrência de fungos micorrízicos arbusculares após adubação orgânica em sistemas consorciados de milho, feijão e algodão. Acta Sci., Agron. [online]. 2012, vol.34, n.2, pp. 149-156. ISSN 1807-8621.  http://dx.doi.org/10.4025/actasciagron.v34i2.13143.

O efeito da adubação orgânica sobre a comunidade de fungos micorrízicos arbusculares (FMA) em sistemas consorciados com milho, feijão e algodão foi avaliado no semi-árido paraibano, ao longo de dois anos. O experimento foi conduzido em delineamento de blocos casualizados com quatro repetições e seis tratamentos: (M) esterco incorporado no solo antes do plantio; (G) ramas de gliricídia incorporadas antes do plantio; (M+G) esterco e gliricídia incorporados no solo antes do plantio; (GS) gliricídia aplicada em cobertura 45 dias após o plantio; (M+GS) esterco incorporado antes do plantio e gliricídia aplicada em cobertura 45 dias após o plantio; (C) tratamento controle. Não foi possível identificar um melhor tratamento, em ambos os anos, em termos de densidade de esporos, colonização micorrízica e teor de glomalina. Entretanto, houve efeito significativo das incorporações na maioria dos tratamentos quando comparados ao controle. Em ambos os anos, M+GS favoreceu a produção de glomalina e a esporulação de FMA no sistema com algodoeiro. No segundo ano, de poucas chuvas, houve aumentos na produção de esporos, glomalina, colonização e riqueza de espécies de FMA, independentemente do efeito das incorporações e da cultura. Os tratamentos com esterco apresentaram maior riqueza de espécies, independentemente do ano e da cultura.

Keywords : associação micorrízica; Gliricidia sepium; esterco caprino; adubos verdes.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English