SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue2Chemical fertilization, organic fertilization and pyroligneous extract in the development of seedlings of areca bamboo palm (Dypsis lutescens)Effect of drying and soaking fruits and seeds on germination of macaw palm (Acrocomia aculeata [Jacq.] Loddiges ex MART.) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Scientiarum. Agronomy

On-line version ISSN 1807-8621

Abstract

BRONDANI, Gilvano Ebling et al. Dinamica de enraizamento adventício em miniestacas de Eucalyptus benthamii x Eucalyptus dunnii. Acta Sci., Agron. [online]. 2012, vol.34, n.2, pp. 169-178. ISSN 1807-8621.  http://dx.doi.org/10.4025/actasciagron.v34i2.13059.

O tempo ideal de permanência de propágulos vegetativos (miniestacas) no interior da casa de vegetação para a rizogênese é possível de ser determinado matematicamente, o que pode otimizar as instalações do viveiro. O objetivo deste estudo foi determinar a dinâmica de enraizamento de miniestacas de três clones de Eucalyptus benthamii x Eucalyptus dunnii. Brotações dos clones H19, H12 e H20 foram coletadas de minicepas plantadas em canaletão com areia e cultivadas sob sistema semi-hidropônico. A região basal da miniestaca foi imersa em solução de 2.000 mg L-1 de ácido indolbutírico (AIB) por 10 segundos. A porcentagem de enraizamento de miniestacas, o comprimento total de raízes e a taxa de enraizamento por miniestaca foram avaliados a cada sete dias (0 - instante da estaquia, 14, 21, 28, 35, 42, 49 e 56 dias). Foram utilizadas as regressões logística e exponencial para a modelagem matemática da velocidade dos processos rizogênicos. O modelo logístico teve o melhor ajuste para o percentual de enraizamento, e o modelo exponencial para o comprimento total do sistema radicular. Os clones apresentaram diferentes velocidades de enraizamento. O tempo ideal de permanência das miniestacas dentro da casa de vegetação para o enraizamento está entre 35 a 42 dias, podendo variar em função do material genético.

Keywords : propagação vegetativa; silvicultural clonal; organogênese; modelagem matemática; rizogênese; minijardim clonal.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English