SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue2The influence of drying on the physiological quality of crambe fruits author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Article

Indicators

Related links

  • On index processCited by Google
  • Have no similar articlesSimilars in SciELO
  • On index processSimilars in Google

Share


Acta Scientiarum. Agronomy

On-line version ISSN 1807-8621

Abstract

SANTOS, Fábio Lúcio; JESUS, Valquíria Aparecida Mendes de  and  VALENTE, Domingos Sárvio Magalhães. Modelagem da resistência à penetração do solo usando análises estatísticas e redes neurais artificiais. Acta Sci., Agron. [online]. 2012, vol.34, n.2, pp. 219-224. ISSN 1807-8621.  http://dx.doi.org/10.4025/actasciagron.v34i2.11627.

Um importante fator para a avaliação da sustentabilidade de sistemas agrícolas é o monitoramento da qualidade do solo por meio de seus atritutos físicos. Logo, atributos físicos do solo, como resistência à penetração, podem ser empregados no monitoramento e na avaliação da qualidade do solo. Redes Neurais Artificiais (RNA) tem sido empregadas na solução de vários problemas na agricultura, neste contexto, o uso desta técnica pode ser considerada uma abordagem alternativa para se predizer a resistência à penetração do solo a partir de suas propriedades básicas como densidade e teor de água. Portanto, o objetivo desse trabalho foi desenvolver um estudo do comportamento da resistência à penetração do solo, medida a partir do índice de cone, empregando análise de regressão e modelagem por RNA. Ambas as técnicas mostraram que a resistância à penetração do solo está associada com a densidade e o teor de água do solo. A análise de regressão apresentou coeficiente de regressão de 0,92 e REMQ igual a 0,951 enquanto a modelagem por RNA apresentou coeficiente de determinação de 0,98 e REMQ igual a 0.084. Os resultados indicaram que a modelagem por RNA apresentou melhores resultados do que o modelo matemático obtido a partir da análise de regressão.

Keywords : modelagem; propriedades físicas do solo; redes neurais.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in Englishpdf in English