SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue3The performance of the CROPGRO model for bean (Phaseolus vulgaris L.) yield simulation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Scientiarum. Agronomy

On-line version ISSN 1807-8621

Abstract

SIQUEIRA, Valdiney Cambuy; RESENDE, Osvaldo  and  CHAVES, Tarcísio Honório. Determinação da contração volumétrica dos grãos de pinhão-manso durante a secagem. Acta Sci., Agron. [online]. 2012, vol.34, n.3, pp. 231-238. ISSN 1807-8621.  http://dx.doi.org/10.4025/actasciagron.v34i3.14402.

Objetivou-se com o presente trabalho determinar o diâmetro geométrico e ajustar diferentes modelos matemáticos aos valores experimentais da contração volumétrica dos grãos de pinhão-manso submetidos à secagem em seis condições de ar. Os grãos com teor de água inicial de 0,61 kga kgms-1 (kg de água por kg de matéria seca), aproximadamente, foram submetidos à secagem em estufa com circulação de ar forçada nas temperaturas de 36, 45, 60, 75, 90 e 105°C, até atingirem o teor de água de 0,11 ± 0,006 kga kgms-1. Aos dados experimentais foram ajustados cinco modelos matemáticos utilizados para representação da contração volumétrica dos produtos agrícolas. Os modelos foram analisados por meio do coeficiente de determinação, teste de qui-quadrado, do erro médio relativo, do erro médio estimado, e da distribuição de resíduos. Os dados do diâmetro geométrico foram submetidos a análise de regressão adotando-se o nível de 1% de significância. Conclui-se que o teor de água e a temperatura de secagem influenciam na contração volumétrica dos grãos de pinhão-manso, sendo este fenômeno satisfatoriamente descrito pela equação Polinomial e, o diâmetro geométrico reduz linearmente com a redução do teor de água, independentemente da condição de secagem.

Keywords : modelos matemáticos; teor de água; modelo Polinomial.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English