SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número3Determination of the volumetric shrinkage in jatropha seeds during dryingFungal species that cause powdery mildew in greenhouse-grown cucumber and melon in Paraná State, Brazil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Acta Scientiarum. Agronomy

versión On-line ISSN 1807-8621

Resumen

OLIVEIRA, Evandro Chaves de et al. Desempenho do modelo CROPGRO-Dry bean na simulação do rendimento de feijão (Phaseolus vulgaris L.). Acta Sci., Agron. [online]. 2012, vol.34, n.3, pp. 239-246. ISSN 1807-8621.  http://dx.doi.org/10.4025/actasciagron.v34i3.13424.

O presente trabalho teve como objetivo avaliar o modelo CROPGRO-Dry bean como ferramenta de previsão de rendimento de feijão (Phaseolus vulgaris L.), tendo como base as cultivares 'Pérola', 'Ouro Negro' e 'Ouro Vermelho', cultivados em Viçosa, Estado de Minas Gerais. O ajuste dos coeficientes genéticos do modelo foi obtido a partir de dois experimentos realizados em 2003, um conduzido com irrigação e outro em condições de sequeiro. Além destes, outro experimento foi conduzido em 2004, com irrigação. Após o ajuste dos coeficientes, realizou-se a simulação do rendimento do feijoeiro com base em dados de 31 safras entre o período de 1975 a 2006. As simulações foram baseadas em dados meteorológicos diários de temperaturas máxima e mínima do ar, precipitação pluvial e radiação solar global, características físico-hídricas do solo e dados de manejo da cultura. Por meio das análises realizadas nas simulações, verificou-se que o modelo mostrou-se viável como ferramenta para a previsão de rendimento do feijão, obtendo-se estimativa adequada de rendimento com 30 dias de antecedência da colheita.

Palabras llave : simulação por computador; DSSAT; cultivares; Phaseolus vulgaris, produtividade; previsão de safra.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · pdf en Inglés