SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue3Characterization of the genetic variability among Caesalpinia pulcherrima (L.) Sw. (Fabaceae) plants using RAPD molecular markersAgronomic performance of wheat cultivars in response to nitrogen fertilization levels author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Scientiarum. Agronomy

On-line version ISSN 1807-8621

Abstract

MATSUO, Éder et al. Estimativas de parâmetros genéticos, do tamanho ótimo da amostra e conversão de dados quantitativos em multicategóricos para genótipos de soja. Acta Sci., Agron. [online]. 2012, vol.34, n.3, pp. 265-273. ISSN 1807-8621.  http://dx.doi.org/10.4025/actasciagron.v34i3.14015.

Objetivou-se estimar parâmetros genéticos e o tamanho ótimo das amostras para comprimento do hipocótilo e do epicótilo, e analisar a conversão dos dados quantitativos em multicategóricos para genótipos de soja. Foram analisados 85 genótipos de soja em quatro experimentos no delineamento inteiramente casualizado, em condições de casa de vegetação da Universidade Federal de Viçosa. A magnitude das estimativas dos parâmetros genéticos caracterizou a influência de componentes genéticos na expressão fenotípica do comprimento do hipocótilo e do epicótilo em genótipos de soja; o tamanho ótimo da amostra variou entre genótipos avaliados; e a conversão dos dados quantitativos em multicategóricos proporcionou estimativas de coeficientes de correlação maior que 0,80 e de coincidência maior que 81% entre os dados convertidos e os originais.

Keywords : Glycine max; melhoramento de soja; comprimento do hipocótilo; comprimento do epicótilo.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English