SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue3Agronomic performance of wheat cultivars in response to nitrogen fertilization levelsInfluences of presowing treatments on the germination and emergence of fig seeds (Ficus carica L.) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Scientiarum. Agronomy

On-line version ISSN 1807-8621

Abstract

PORTES, Tomás de Aquino  and  ARAUJO, Bárbara Regina Brandão de. Alocação comparada de fitomassa em soja e feijão e possível controle na fixação biológica do nitrogênio. Acta Sci., Agron. [online]. 2012, vol.34, n.3, pp. 285-292. ISSN 1807-8621.  http://dx.doi.org/10.4025/actasciagron.v34i3.13942.

A eficiente associação com bactérias diazotróficas faz da soja uma espécie auto-suficiente na obtenção do nitrogênio que necessita, tornando-a não dependente de adubação nitrogenada, diferentemente do feijão que carece da aplicação do nutriente na forma de fertilizantes. Presume-se que esta diferença interespecífica possa ter relação com o padrão de alocação de fotossintatos ao longo dos ciclos das leguminosas, de maneira que, ao contrário da soja, o feijão não consegue manter os seus nódulos ativos, até o final do seu ciclo, pela indisponibilidade de fotossintatos nas raízes após o florescimento. Para comparar a partição de fitomassa nas espécies soja (Glycine max (L.) Merrill) e feijão (Phaseolus vulgaris L.) ao longo dos seus ciclos ontogenéticos foi conduzido um experimento de análise de crescimento com as variedades BRS Favorita e BRS Pontal, respectivamente. Os resultados obtidos indicam que a soja continua produzindo folhas, ramos e raízes, mesmo após a floração, indicando não limitação por fotossintatos no abastecimento de seus órgãos, com predomínio da alocação para as raízes, o que pode favorecer a atividade dos seus nódulos. Nos feijoeiros, após a floração, ocorre alocação preferencial para as vagens em detrimento dos demais órgãos, como as raízes, o que pode afetar a atividade nos seus nódulos.

Keywords : análise de crescimento; atividade de nódulos; fitomassa; Glycine max; Phaseolus vulgaris; Rhizobium.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English