SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue3Influences of presowing treatments on the germination and emergence of fig seeds (Ficus carica L.)Intercropping corn and kudzu in a rotation system with soybean author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Scientiarum. Agronomy

On-line version ISSN 1807-8621

Abstract

NEVES, Leandro Camargo et al. Inibição do escurecimento da polpa e manutenção da qualidade de pêssegos de cultivares tardias, submetidas ao condicionamento térmico. Acta Sci., Agron. [online]. 2012, vol.34, n.3, pp. 299-308. ISSN 1807-8621.  http://dx.doi.org/10.4025/actasciagron.v34i3.13346.

Este estudo tem por objetivo identificar o efeito do armazenamento térmico na manutenção da qualidade, bem como, no controle do escurecimento da polpa durante o armazenamento refrigerado de cultivares de pêssegos tardios. Os frutos foram colhidos fisiologicamente maturos. Os frutos foram submetidos às temperaturas de 20 ± 0,5ºC e 75 ± 3% de UR, em câmara frigorífica, durante 0, 24 ou 48. Após, os frutos foram mantidos a 0 ± 0,5ºC e 92 ± 3% de UR, por 28 dias. Ao final do experimento, os frutos das cultivares de polpa amarela, independentemente de armazenamento refrigerado, não apresentaram sinais de escurecimento interno, apresentaram qualidade adequada para comercialização. Quando não submetidos ao armazenamento refrigerado, após 14 dia de armazenamento, mais dois sem refrigeração, os frutos de polpa branca apresentaram escurecimento da polpa. A partir dos resultados observados na análise de sólidos solúveis, acidez titulável e desenvolvimento de podridões, esses frutos apresentaram um maior nível de amadurecimento. O condicionamento térmico de 48 horas, nas duas cultivares, resultou em um amadurecimento maior e apodrecimento dos frutos. Armazenamento refrigerado por 24 horas foi eficiente no controle de escurecimento da polpa e na manutenção da qualidade das cultivares de pêssego de polpa branca.

Keywords : pós-colheita; Prunus pérsica; distúrbios fisiológicos; armazenamento.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English