SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue3Inhibition of pulp browning and quality maintenance of late peach cultivarsGrowth, photosynthetic activity, and potassium and sodium concentration in rice plants under salt stress author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Scientiarum. Agronomy

On-line version ISSN 1807-8621

Abstract

CORREIA, Núbia Maria; DANIEL, Bruno  and  LEITE, Marcela Basile. Cultivo consorciado de milho com puerária em um sistema de rotação com soja. Acta Sci., Agron. [online]. 2012, vol.34, n.3, pp. 309-315. ISSN 1807-8621.  http://dx.doi.org/10.4025/actasciagron.v34i3.13119.

Objetivou-se com esse trabalho avaliar os efeitos dos métodos de semeadura e das quantidades de sementes de puerária (Pueraria phaseoloides cv. Comum) em consórcio com a cultura do milho no desenvolvimento do milho, na produção de matéria seca da forrageira, na infestação de plantas daninhas e no desenvolvimento e produção da cultura da soja em rotação. Foram estudadas duas formas de semeadura (a lanço e em linha) de puerária nas parcelas, quatro quantidades de sementes (400, 800, 1200 e 1600 pontos de valor cultural) nas subparcelas e uma testemunha, representada pelo monocultivo de milho. O consórcio não afetou o desenvolvimento do milho comparado ao milho solteiro. Nos tratamentos semeados em linha houve maior densidade de plantas e acúmulo de massa de puerária do que nos tratamentos semeados a lanço. O número de plantas e a matéria seca da parte aérea da forrageira aumentaram com o aumento da quantidade de sementes. Antecedendo à semeadura da soja, a ocorrência de plantas daninhas reduziu com o aumento da densidade de semeadura da forrageira. O consórcio de milho com puerária beneficiou a população de plantas, a altura de plantas e a produção de grãos de soja comparado ao monocultivo de milho no ano anterior.

Keywords : Glycine max; Pueraria phaseoloides; Zea mays; integração lavoura-pecuária; semeadura direta.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English