SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue3Intercropping corn and kudzu in a rotation system with soybeanNon-destructive determination of photosynthetic pigments in the leaves of castor oil plants author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Scientiarum. Agronomy

On-line version ISSN 1807-8621

Abstract

GARCIA MORALES, Soledad et al. Crescimento, atividade fotossintética, concentração de K+ e Na+ em plantas de arroz em condições de estresse salino. Acta Sci., Agron. [online]. 2012, vol.34, n.3, pp. 317-324. ISSN 1807-8621.  http://dx.doi.org/10.1590/S1807-86212012000300012.

O estresse salino afeta o crescimento e a produtividade das culturas. Neste ensaio determinou-se o crescimento, o rendimento do fotossistema II (PSII) e a concentração de K+ e Na+ nas raízes, caules, folhas velhas e jovens das variedades mexicanas de arroz: Tres Ríos e Cotaxtla. Ademais, estudou-se a relação K+/Na+ na parte aérea e raízes de ambas variedades. O experimento foi conduzido em uma câmara de crescimento, sob condições controladas, em delineamento inteiramente ao acaso, com arranjo fatorial 2 x 2 (Variedade x Salinidade) e 12 repetições. As plantas foram crescidas em solução hidropônica durante 15 dias e posteriormente, uma parte foi tratada com 100 mM de NaCl; e o restante como plantas controle (sem tratamento com NaCl), as quais foram crescidas paralelamente. O estresse salino provocou reduções de 20 e 15% na longitude dos brotos e raízes, respectivamente na variedade Tres Ríos; entretanto, na variedade Cotaxtla não apresentaram diferenças significativas nestas variaveis com relação ao tratamento controle. O peso da matéria seca reduziu-se 24% na variedade Tres Ríos. O rendimento quântico do PSII diminuiu 30% ao terceiro dia da aplicação dos tratamentos em ambas variedades. A concentração de Na+ foi significativamente maior (p ≤ 0,05) nas plantas tratadas com NaCl. No entanto, na variedade Tres Ríos, o rendimento do PSII diminuiu completamente depois de seis dias da aplicação dos tratamentos, a concentração de K+ nos talos e folhas velhas também foi diminuída e registrou-se a menor relação K+/Na+ nos brotos, o que poderia indicar que se trata de uma variedade mais suscetível à salinidade com relação a variedade Cotaxtla.

Keywords : Oryza sativa; rendimento do fotossistema II; relação K+/Na+; salinidade.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English