SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue3Tillering of two wheat genotypes as affected by phosphorus levels author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Acta Scientiarum. Agronomy

On-line version ISSN 1807-8621

Abstract

GIURIZATTO, Maria Izabel Krüger et al. Teores de α-tocoferol no envelhecimento natural e artificial de sementes de soja. Acta Sci., Agron. [online]. 2012, vol.34, n.3, pp.339-343. ISSN 1807-8621.  http://dx.doi.org/10.4025/actasciagron.v34i3.12660.

Tocoferóis são conhecidos constituintes da vitamina E, sendo os principais antioxidantes lipofílicos na soja. Eles são substâncias antioxidantes naturais e estabilizadoras, capazes de inibir a degradação de lipídios limitando a oxidação não enzimática destes compostos durante o armazenamento das sementes, a germinação e o desenvolvimento inicial das plântulas. O objetivo deste trabalho foi determinar o conteúdo de α-tocoferol nas sementes de quarto cultivares de soja envelhecidas natural e artificialmente. As sementes de quatro cultivares de soja envelhecidas em armazenamento de zero a 180 dias em câmara seca (envelhecimento natural) e submetidas a altas temperaturas e umidade relativa (envelhecimento artificial) foram analisadas quanto ao teor de α-tocoferol. A quantificação de α-tocoferol nas sementes de soja foi efetuada por cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE) associada ao método de extração Soxhlet. Diferenças significativas nos teores de α-tocoferol nas sementes foram observadas para todas as cultivares e tempos de armazenamento. O teor de α-tocoferol das sementes de soja mostrou resposta linear crescente com o aumento dos períodos de armazenamento. Entretanto, as sementes envelhecidas artificialmente apresentaram maior teor de α-tocoferol do que as envelhecidas naturalmente.

Keywords : Glycine max (L.) Merrill; α-tocoferol; armazenamento.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License