SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número4Anatomia foliar de orquídea micropropagada com diferentes concentrações de silícioCaracterização morfofisiológica em acessos de alcachofra visando à seleção de materiais para consumo in natura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Acta Scientiarum. Agronomy

versão On-line ISSN 1807-8621

Resumo

RIBEIRO, Luciene de Oliveira et al. Análise morfológica e ultra-estrutural de diferentes calos de bananeira, cv. Prata anã. Acta Sci., Agron. [online]. 2012, vol.34, n.4, pp.423-429. ISSN 1807-8621.  https://doi.org/10.4025/actasciagron.v34i4.14501.

Este trabalho foi realizado com o objetivo de caracterizar morfologicamente e ultra-estuturalmente calos (scalp method) de bananeira. Genótipos de bananeira, cv. Prata anã, cultivadas in vitro, foram utilizados para indução de meristemas na base das folhas e formação de estruturas conhecidas como scalp, que foram transferidas para meio ZZs. Os calos obtidos foram caracterizados morfológica e ultra-estruturalmente. Para as análises ultra-estruturais, foram coletadas, fixadas em Karnovsky e preparadas cinco amostras, que foram analisadas em microscópio eletrônico de varredura e de transmissão. Foi verificado formação de 3 tipos de calos (Tipo 1- calo transparente aquoso; Tipo 2- calo com glomérulos amarelos menores; Tipo 3- calo com glomérulos amarelos maiores). A análise por MEV mostrou que os calos Tipo1 apresentaram células alongadas; os calos Tipo 2 e Tipo 3 apresentaram células com formato isodiamétrico que condizem com características de calos embriogênicos. A análise por MET mostrou que os calos Tipo1 apresentaram parede delgada, grande quantidade de pequenos vacúolos e citoplasma disperso. Os calos Tipo 2 apresentaram citoplasma denso, vacúolos grandes e presença de mitocôndrias. Os calos Tipo 3 apresentaram parede espessa e espaços intercelulares. Assim, os calos Tipo 2 evidenciam características de calos embriogênicos.

Palavras-chave : microscopia eletrônica de varredura; microscopia eletrônica de transmissão; sp.; citologia; embriogênese.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons