SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número2Efeito fitotóxico de extrato foliar aquoso de quatro espécies de Myrtaceae sobre três espécies infestantes de culturaIndependência espacial e temporal da produção de abobrinha italiana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Acta Scientiarum. Agronomy

versão impressa ISSN 1679-9275versão On-line ISSN 1807-8621

Resumo

BRASILEIRO, Beatriz Gonçalves et al. Efeito da época de plantio e colheita sobre o teor de fenólicos totais e atividade antioxidante de Talinum triangulare (Jacq.) Willd. Acta Sci., Agron. [online]. 2015, vol.37, n.2, pp.249-255. ISSN 1807-8621.  https://doi.org/10.4025/actasciagron.v37i2.19130.

O objetivo deste estudo foi avaliar a influência das épocas de plantio e colheita no teor de polifenóis e capacidade antioxidante de Talinum triangulare cultivadas em duas estações do ano (inverno e verão) e coletadas 30 e 60 dias após plantio. A quantificação dos polifenóis foi realizada pelo método de Folin-Ciocalteu e a atividade antioxidante por DPPH. Níveis elevados de polifenóis foram obtidos na semeadura de inverno e colheita em 30 dias. A atividade antioxidante variou significativamente entre as épocas de plantio e colheita de plantas, chegando a 56,97% nos extratos das plantas produzidas no inverno e colhidas aos 30 dias após a semeadura. Os dados mostraram que a época de plantio e de colheita influenciou o teor de polifenóis e, por conseguinte, a atividade antioxidante de T. triangulare.

Palavras-chave : portulacaceae: beldroega-graúda; DPPH; polifenóis.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )