SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número3Efeitos de nitrogênio e potássio sobre a composição química de grãos de café e na qualidade da bebidaPerda e restabelecimento da tolerância à dessecação em sementes germinadas de Sesbania virgata (Cav.) (Pers.) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Acta Scientiarum. Agronomy

versão impressa ISSN 1679-9275versão On-line ISSN 1807-8621

Resumo

BARBOSA, Camila Karen Reis; FINGER, Fernando Luiz  e  CASALI, Vicente Wagner Dias. Manejo e conservação pós-colheita de ora-pro-nobis. Acta Sci., Agron. [online]. 2015, vol.37, n.3, pp.307-311. ISSN 1807-8621.  https://doi.org/10.4025/actasciagron.v37i3.19510.

O objetivo do trabalho foi avaliar os efeitos do hidroresfriamento e da embalagem plástica na qualidade pós-colheita das folhas de ora-pro-nobis (Pereskia aculeata Mill.) armazenadas a 5 e 25ºC. Os experimentos foram instalados segundo o esquema de parcelas subdivididas, tendo os tratamentos nas parcelas e o tempo de armazenamento nas subparcelas no delineamento em blocos casualizados. Avaliou-se a quantidade de clorofila, a perda de massa fresca (ML), o teor relativo de água (RWC), os teores de açúcares solúveis totais, redutores (RED), não redutores e amido. Houve maior ML em folhas hidroresfriadas quando armazenadas a 25ºC. Maior RWC foi proporcionado pela embalagem plástica, a qual evitou por maior período de tempo o murchamento das folhas. Os teores de carboidratos oscilaram em resposta ao efeito de concentração ou diluição atrelado ao RWC. Os teores de RED decresceram com o tempo de armazenamento à 25ºC. O armazenamento refrigerado aumenta em 168 horas a vida de prateleira. O hidroresfriamento aumenta o teor relativo de água das folhas, embora não influencie a vida de prateleira. O saco de plástico perfurado foi eficaz no aumento da vida de prateleira e, quando associado ao hidroresfriamento, a embalagem plástica fornece a menor taxa de perda de massa fresca.

Palavras-chave : Pereskia aculeata Mill.; hidroresfriamento; embalagem; armazenamento refrigerado.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )