SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue1Morphology and viability of castor bean genotypes pollen grainsNutrient retranslocation in forest species in the Brazilian Amazon author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Acta Scientiarum. Agronomy

Print version ISSN 1679-9275On-line version ISSN 1807-8621

Abstract

FIGUEIREDO, Marislaine Alves de et al. Adubações nitrogenada e molíbdica e inoculação com Rhizobium spp. no feijoeiro-comum em dois latossolos. Acta Sci., Agron. [online]. 2016, vol.38, n.1, pp.85-92. ISSN 1679-9275.  https://doi.org/10.4025/actasciagron.v38i1.26661.

Objetivou-se avaliar os efeitos da aplicação foliar de molibdênio e do emprego de pequena dose de nitrogênio no plantio sobre a produção do feijoeiro quando se utiliza a inoculação das sementes com rizóbio. Foram conduzidos dois experimentos em campo, em delineamento de blocos ao acaso, esquema fatorial (3x2x2) + 1, com três repetições. Os tratamentos foram inoculação (estirpe CIAT 899T, estirpe UFLA 02-100 e ausência de inoculação), aplicação foliar de molibdênio (0 e 80 g ha-1) e de nitrogênio na semeadura (0 e 20 kg ha-1), mais tratamento adicional com N (40 na semeadura e 40 kg ha-1 na cobertura). A aplicação foliar de molibdênio não favoreceu a nodulação, mas seu efeito sobre o rendimento de grãos foi dependente das características químicas do solo, fornecendo maior produtividade em solo de Patos de Minas, com pH mais ácido e maiores teores de fósforo e matéria orgânica. Pequena dose de nitrogênio no plantio não reduziu a nodulação do feijoeiro inoculado com rizóbio, mas pode reduzir a emergência das sementes, com reflexo negativo na produtividade. Os rizóbios nativos proporcionaram nodulação, crescimento vegetal, acúmulo de nitrogênio na parte aérea e rendimento equivalentes aos tratamentos inoculados com as estirpes de rizóbio.

Keywords : Phaseolus vulgaris L.; fixação biológica de nitrogênio; nutrientes..

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )