SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue3Agroclimatic zoning for jatropha crop ( Jatropha curcas L.) in the State of GoiásEconomic recommendations for reseeding wheat crops author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Acta Scientiarum. Agronomy

Print version ISSN 1679-9275On-line version ISSN 1807-8621

Abstract

ROSSI, Evandrei Santos et al. Características bromatológicas e digestibilidade de grãos de híbridos de milho com diferentes vitreosidades no ponto de silagem. Acta Sci., Agron. [online]. 2016, vol.38, n.3, pp.337-344. ISSN 1679-9275.  http://dx.doi.org/10.4025/actasciagron.v38i3.28703.

O objetivo desta pesquisa foi avaliar a vitreosidade em híbridos comerciais de milho com grãos duros e dentados, e estudar o efeito desta característica no comportamento agronômico, valor nutricional e na degradabilidade ruminal dos grãos colhidos no ponto de silagem. Foram avaliados 12 híbridos comerciais de milho. Estes híbridos foram divididos em dois grupos (seis com grãos duros e seis com grãos dentados). Os experimentos foram conduzidos em dois municípios representados por Guarapuava e Laranjeiras do Sul, no Paraná. A colheita para análise da qualidade dos grãos foi feita no estádio de 3/4 da linha do leite no grão. Foram avaliadas as seguintes características: produtividade de grão secos, produtividade de grãos no ponto de ensilagem, vitreosidade, digestibilidade ruminal de grãos, fibra em detergente neutro, fibra em detergente ácido e proteína bruta. Há uma melhor digestibilidade ruminal dos grãos no grupo de híbridos dentados, associada a menor vitreosidade quando comparada ao grupo de híbridos duros. Existe correlação negativa entre a vitreosidade e a digestibilidade dos grãos e podem ser um critério para selecionar genótipos destinados à produção de forragem.

Keywords : endosperma; matriz proteica; degradabilidade; textura do grão; Zea mays L..

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )