SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número4Silício no crescimento e estabilidade genética de plantas de maracujazeiroRaízes da bananeira 'BRS Princesa' fertirrigada com substâncias húmicas e extratos vegetais a base de saponinas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Acta Scientiarum. Agronomy

versão impressa ISSN 1679-9275versão On-line ISSN 1807-8621

Resumo

PAIVA, Emanoela Pereira de et al. Regime de luz e temperatura na germinação de sementes de Salvia hispanica L.. Acta Sci., Agron. [online]. 2016, vol.38, n.4, pp.513-519. ISSN 1679-9275.  http://dx.doi.org/10.4025/actasciagron.v38i4.30544.

A pesquisa teve como objetivo avaliar os efeitos de diferentes regimes de luz e temperaturas sob a germinação de sementes de S. hispanica. Adotou-se delineamento experimental inteiramente casualizado em esquema fatorial constituído pela combinação de três condições de luminosidade (luz constante, escuro constante e alternância luz/escuro com 8h de luz e 16h de escuro) e seis temperaturas (quatro temperaturas constantes 20, 25, 30 e 35°C, e duas alternadas 20-30 e 25-30°C), perfazendo 18 tratamentos em quatro repetições de 50 sementes. As sementes foram semeadas em caixas plásticas transparentes, tendo como substrato papel mata-borrão e colocadas para germinar em Biochemical Oxigen Demand. As sementes foram avaliadas durante oito dias através das seguintes variáveis: percentagem de germinação, tempo médio de germinação, comprimento da parte aérea e da radícula, massa seca da parte aérea e da radícula e relação raiz/parte aérea. Os dados foram submetidos ao teste de Tukey (p ≤ 0,05%). O teste de germinação de sementes de S. hispanica (coloração bege) pode ser conduzido em temperaturas constante de 25°C e alternada de 25-30°C. A germinação das sementes mostrou-se indiferente à luminosidade, no entanto, verificou-se maior crescimento das plântulas e acúmulo de massa seca na presença de luz. A duração do teste de germinação de sementes S. hispanica pode ser de cinco dias, com a primeira contagem realizada no segundo dia após a semeadura.

Palavras-chave : chia; análise de sementes; teste de germinação.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )