SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue2Feeding habits of Carabidae (Coleoptera) associated with herbaceous plants and the phenology of coloured cottonBreeding new improved clones for strawberry production in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Acta Scientiarum. Agronomy

Print version ISSN 1679-9275On-line version ISSN 1807-8621

Abstract

CAVALCANTE, Natan Ramos et al. Seleção antecipada no melhoramento intrapopulacional do maracujazeiro azedo. Acta Sci., Agron. [online]. 2017, vol.39, n.2, pp.143-148. ISSN 1679-9275.  http://dx.doi.org/10.4025/actasciagron.v39i2.31022.

Este trabalho tem como objetivo verificar a eficiência da seleção antecipada de plantas superiores no melhoramento intrapopulacional do maracujazeiro azedo. O experimento foi conduzido na área experimental da Universidade do Estado de Mato Grosso. Foram avaliadas oito populações e o plantio foi realizado em agosto de 2010, com delineamento experimental em blocos ao acaso, dez repetições e dez plantas por parcela. As características de produção, massa e número de frutos foram avaliadas a partir de dados obtidos em dois períodos de cultivo, sendo no primeiro ano e no ciclo completo da cultura, que nesse caso foi de dois anos. As estimativas dos parâmetros genéticos indicam a possibilidade de ganhos com a seleção. Os valores de acurácia para as características de produção de frutos, número de frutos e massa de frutos foram de alta magnitude, independente do ciclo de seleção. As estimativas do índice de coincidência foram altas para todas as características. Baseado nos resultados, a seleção antecipada (primeiro ano) se mostrou eficiente por reduzir o tempo de seleção das melhores plantas, podendo ser utilizada no melhoramento do maracujazeiro azedo.

Keywords : ganho de seleção; Passiflora edulis Sims; produtividade.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )