SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número2Crescimento e produção do tomateiro adubado com cinza e torta de mamona e sob lâminas de irrigação, cultivado em vasoponia orgânicaMorfoanatomia e fisiologia de plântulas de Pouteria gardneriana Radlk, cultivadas in vitro sob diferentes densidades de fluxo de fótons fotossintéticos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Acta Scientiarum. Agronomy

versão impressa ISSN 1679-9275versão On-line ISSN 1807-8621

Resumo

SOUZA, Renan Soares de et al. Produção de alface em ambiente protegido sob fertirrigação com nitrogênio e silicato de potássio. Acta Sci., Agron. [online]. 2017, vol.39, n.2, pp.211-216. ISSN 1679-9275.  https://doi.org/10.4025/actasciagron.v39i2.32897.

Objetivou-se com este trabalho avaliar o efeito de doses de nitrogênio e silicato e potássio sobre o aspecto produtivo e comercial de alface crespa, cultivar Vera. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente ao acaso (DIC), com dez tratamentos e três repetições. Os tratamentos, dispostos em esquema fatorial conforme a matriz Plan Puebla III (Turrent & Laird, 1975), consistiram da combinação de cinco doses de nitrogênio (9; 54; 90; 126 e 171 kg ha-1) e cinco doses de silicato de potássio (1,15; 6,90; 11,50; 16,10 e 21,85 kg ha-1). Também foi inserido um tratamento testemunha, sem aplicação de nitrogênio e silicato de potássio. A cultura foi conduzida em ambiente protegido e as doses foram aplicadas em cobertura, via fertirrigação utilizando-se sistema de microirrigação por gotejamento. Foi avaliada a massa fresca total, massa fresca comercial, massa fresca não comercial, número de folhas comerciais e índice comercial. A massa fresca comercial e o número de folhas comerciais por planta foram influenciados apenas pela fertirrigação nitrogenada e aumentaram linearmente com o incremento na dose de N, sendo suas melhores respostas observadas com a máxima dose deste elemento (171 kg ha-1). O silicato de potássio teve efeito apenas na massa fresca não comercial, não influenciando nas demais características.

Palavras-chave : Lactuca sativa L.; cultivo protegido; microirrigação por gotejamento; silício.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )