SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número3Modelagem da cinética de sorção de água de café torrado e moídoPropriedades termodinâmicas dos frutos de crambe índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Acta Scientiarum. Agronomy

versão impressa ISSN 1679-9275versão On-line ISSN 1807-8621

Resumo

WOLFF, Wagner et al. Metodologia para dimensionamento de reservatórios de captação de águas pluviais: uma abordagem probabilística. Acta Sci., Agron. [online]. 2017, vol.39, n.3, pp.283-289. ISSN 1807-8621.  http://dx.doi.org/10.4025/actasciagron.v39i3.32564.

O objetivo deste trabalho foi apresentar uma nova metodologia para dimensionamento de RCAPs com base em modelagem probabilística. Para determinar uma demanda hídrica hipotética, utilizou-se a cultura do Eucalipto cultivada em casa de vegetação (CV). Dados meteorológicos foram utilizados para estimar, demanda (evapotranspiração) e oferta (precipitação incidente na cobertura da CV). A distribuição de probabilidade de Wakeby apresentou o melhor ajuste aos dados de precipitação; portanto, foi utilizada para modelar a curva de permanência do escoamento gerado na cobertura da CV e, assim, determinar o volume de um RCAP para suprir a demanda da cultura. Para um tempo de retorno (T) de 10 anos de excedente hídrico da demanda e de déficit hídrico da oferta, obteve-se um volume do RCAP de 13,60 m³. Assim, pela combinação de ocorrência simultânea dos eventos, pode-se concluir que a metodologia proposta permite dimensionar reservatórios com alta segurança de atendimento da demanda (T = 100 anos) e, consequentemente, com menor custo de implantação, comparado com as abordagens separadas (T = 10 anos).

Palavras-chave : distribuição de Wakeby; irrigação; práticas sustentáveis; recursos hídricos.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )