SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número3Propriedades termodinâmicas dos frutos de crambeDivergência genética entre linhagens e parentais de mamoneira pelo método Ward, baseada em descritores morfoagronômicos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Acta Scientiarum. Agronomy

versão impressa ISSN 1679-9275versão On-line ISSN 1807-8621

Resumo

CECHIN, Joanei et al. Mutação da Trp-574-Leu do gene ALS confere resistência de biótipos de nabo ao herbicida iodosulfurom e imazetapir. Acta Sci., Agron. [online]. 2017, vol.39, n.3, pp.299-306. ISSN 1679-9275.  https://doi.org/10.4025/actasciagron.v39i3.32521.

Os inibidores da acetolactato sintase são o principal grupo de herbicidas usados em culturas de inverno do Sul do Brasil onde seu uso intenso selecionou biótipos resistentes de nabo. A resistência afeta a eficácia dos herbicidas, e a identificação do mecanismo de resistência envolvido é importante na definição de estratégias de manejo. O objetivo deste estudo foi elucidar o mecanismo de resistência em biótipos de nabo através da quantificação da atividade da enzima, sequenciamento do gene ALS e avaliar a resposta dos biótipos à aplicação do herbicida iodosulfurom e imazetapir após tratamento com inibidores do metabolismo da citocromo P450 monooxigenase. Os biótipos suscetível (B1) e resistentes (B4 e B13) eram de lavouras de trigo da região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Os resultados demonstraram que a afinidade da enzima pelo substrato (KM) não foi afetada nos biótipos B4 e B13, porém o Vmax dos biótipos resistentes foi superior quando comparado ao biótipo B1. Os biótipos resistentes não apresentaram resposta metabólica diferencial ao herbicida iodosulfurom e imazetapir quando inibidos pelo malathion e butóxido de piperolina. Entranto, o sequenciamento do gene ALS evidenciou mutação na posição 574 com uma substituição do aminoácido triptofano por leucina (Trp-574-Leu) nos biótipos resistentes.

Palavras-chave : Raphanus sativus; mecanismo de resistência; atividade da enzima ALS; mutação gênica; metabolismo.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )