SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40Mecanismos de eficiência do uso da água entre cultivares feijão tolerante à seca são diferentesCultivo in vitro de embriões imaturos de Capsicum spp. para o resgate de embriões de cruzamentos incompatíveis índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Acta Scientiarum. Agronomy

versão impressa ISSN 1679-9275versão On-line ISSN 1807-8621

Resumo

NERY, Marcela Carlota et al. Teste de envelhecimento acelerado e comportamento das isoenzimas em sementes de gergelim. Acta Sci., Agron. [online]. 2018, vol.40, e39449.  Epub 03-Set-2018. ISSN 1807-8621.  http://dx.doi.org/10.4025/actasciagron.v40i1.39449.

As sementes da cultura do gergelim contém cerca de 50% de teor de óleo, sendo uma das principais razões que estimulam o seu cultivo. No entanto, informações sobre metodologias para avaliação da qualidade de sementes dessa cultura são escassas. Dessa forma, objetivou-se adequar as metodologias dos testes de envelhecimento acelerado para sementes de gergelim e investigar alterações no comportamento de isoenzimas das sementes submetidas ao teste. Foram utilizados quatro cultivares de sementes de gergelim da safra 2014/2015. Foi feita a caracterização fisiológica das sementes e a análise eletroforética das isoenzimas superóxido dismutase, esterase, catalase, álcool desidrogenase, malato desidrogenase e isocitrato liase. Para o teste de envelhecimento acelerado, as sementes foram submetidas ao método tradicional e com solução saturada de NaCl, pelos períodos de envelhecimento de 0, 24, 48, 72 e 96 horas. Concluiu-se que é possível avaliar o vigor de sementes de gergelim pelo teste de envelhecimento acelerado, pelo método tradicional por 72 horas e com solução saturada de NaCl a 45ºC por 48 horas. Quando associado à atividade das isoenzimas EST, CAT, ADH e ICL foi possível visualizar que houve variação significativa na intensidade da expressão das bandas conforme avança o processo deterioração das sementes.

Palavras-chave : enzimas; oleaginosa; vigor; qualidade; Sesamum indicum.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )