SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40Cultivo in vitro de embriões imaturos de Capsicum spp. para o resgate de embriões de cruzamentos incompatíveisFitossociologia de plantas daninhas na região sudoeste de Goiás índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Acta Scientiarum. Agronomy

versão impressa ISSN 1679-9275versão On-line ISSN 1807-8621

Resumo

VIGANO, Joselaine; BRACCINI, Alessandro Lucca; SCHUSTER, Ivan  e  MENEZES, Vanessa Maria Pereira Silva. Piramidação de genes de resistência à ferrugem asiática da soja (FAS) assistida por marcadores moleculares microssatélites. Acta Sci., Agron. [online]. 2018, vol.40, e39619.  Epub 03-Set-2018. ISSN 1807-8621.  https://doi.org/10.4025/actasciagron.v40i1.39619.

O presente estudo objetivou piramidar genes de resistência à FAS por meio da seleção assistida por marcadores (SAM) microsatélites (SSR), demonstrando os passos para a piramidação. Para obter a primeira geração de piramidação de genes, realizaram-se cruzamentos entre as plantas introduzidas (PI’s), que possuem os genes Rpp1, Rpp2, Rpp3, Rpp4 e Rpp5. As plantas F1 dos cruzamentos iniciais foram cruzadas para obter plantas com os quatro genes de resistência (segunda geração de piramidação). As plantas selecionadas desta segunda geração foram novamente cruzadas (terceira geração de piramidação) para aumentar o número de genes piramidados. Para a SAM, foram utilizados marcadores SSR informativos em cada cruzamento. Marcadores SSR foram considerados informativos quando o alelo de resistência da fonte contendo o gene alvo poderia ser seguido na progênie, mesmo em cruzamentos entre híbridos, ambos contendo o mesmo alelo. Foram utilizados marcadores publicados em estudos de mapeamento genético para a FAS e o mapa consenso da soja. Foram obtidas plantas contendo genes piramidados, de 2 a 4 genes por planta. Essas plantas podem ser usadas como fonte de resistência múltipla em programas de melhoramento para obter variedades de soja com resistência mais durável à FAS.

Palavras-chave : pachyrhizi; empilhamento de genes; melhoramento assistido por marcadores; resistência durável.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )