SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40Fitossociologia de plantas daninhas na região sudoeste de GoiásPeroxidação de lipídios e enzimas antioxidativas em sementes de Jatropha curcas L. armazenadas em diferentes estágios de maturação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Acta Scientiarum. Agronomy

versão impressa ISSN 1679-9275versão On-line ISSN 1807-8621

Resumo

ABUD, Haynna Fernandes; CICERO, Silvio Moure  e  GOMES JUNIOR, Francisco Guilhien. Imagens radiográficas e a relação da morfologia interna com o potencial fisiológico de sementes de brócolis. Acta Sci., Agron. [online]. 2018, vol.40, e34950.  Epub 05-Fev-2018. ISSN 1679-9275.  http://dx.doi.org/10.4025/actasciagron.v40i1.34950.

A análise de imagens de raios X é uma técnica eficiente para avaliação da qualidade de sementes de várias espécies, apresentando-se como método de resposta rápida, com metodologia de simples execução e reprodução, além de ser não destrutivo. Com isso, esta pesquisa adequou metodologia que visa relacionar a morfologia interna de sementes de brócolis com seu potencial fisiológico por meio de análises de imagens radiográficas de sementes e imagens computadorizadas de plântulas. Para tanto, foram utilizadas sementes de dois cultivares de brócolis, Piracicaba Precoce e Ramoso Santana, representados por dez lotes de cada. O estudo foi realizado por meio da análise de imagens radiográficas das sementes, em que foram obtidas as medidas de área, densidade e circularidade como sendo as características de morfologia interna das sementes após cinco dias de germinação, foram determinados os comprimentos de plântulas de forma individual. Realizou-se estatística multivariada utilizando-se análise de componentes principais. Conclui-se que o teste de raios X é eficiente em avaliar a morfologia interna de sementes de brócolis e associá-la ao comprimento de plântulas e, com isso, classificar lotes de sementes em diferentes níveis de vigor.

Palavras-chave : morfologia interna; raios X; vigor; comprimento de plântulas.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )