SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40Peroxidação de lipídios e enzimas antioxidativas em sementes de Jatropha curcas L. armazenadas em diferentes estágios de maturaçãoCultivo orgânico de cebola sob adubação com torta de mamona e lâminas de irrigação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Acta Scientiarum. Agronomy

versão impressa ISSN 1679-9275versão On-line ISSN 1807-8621

Resumo

PERIN, Lais et al. Sistemas de cultivo em calhas x vasos com recirculação do lixiviado e níveis de desfolha para minitomates. Acta Sci., Agron. [online]. 2018, vol.40, e34992.  Epub 05-Fev-2018. ISSN 1679-9275.  http://dx.doi.org/10.4025/actasciagron.v40i1.34992.

O emprego de casca de arroz in natura como substrato permite empregar sistemas de cultivo que promovam a reutilização do lixiviado em ciclos longos de produção, sendo importante estudar o manejo fitotécnico da cultura nesta condição. Os minitomates apresentam demanda de fotoassimilados relativamente pequena. Assim, a desfolha parcial do simpódio poderia beneficiar a cultura sem prejuízos à produção e qualidade dos frutos. O objetivo do trabalho foi avaliar o crescimento, o comportamento produtivo e a qualidade de frutos de minitomateiro Cereja Híbrido Wanda e Grape Híbrido Dolcetto em dois sistemas fechados de cultivo (vasos e calhas), empregando casca de arroz in natura como substrato, sob três condições de desfolha (sem desfolha, retirada de uma e duas folhas do simpódio). A cultivar Cereja apresentou maior crescimento da planta, produção e tamanho médio de frutos. A cultivar Grape apresentou frutos com maior concentração de açúcares. Para cultivar Grape, a retirada de uma folha do simpódio não afetou as respostas produtivas. Entretanto, para cultivar Cereja é necessária a manutenção do simpódio completo. O sistema de cultivo em calhas melhora o crescimento e eleva as respostas produtivas, enquanto que o sistema de vasos aumenta a concentração de açúcares dos frutos.

Palavras-chave : cereja; grape; crescimento; Solanum lycopersicum; casca de arroz; substrato.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )