SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40Symbiosis of rhizobia with Gliricidia sepium and Clitoria fairchildiana in an Oxisol in the pre-Amazon region of Maranhão StateRegression models for prediction of corn yield in the state of Paraná (Brazil) from 2012 to 2014 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Acta Scientiarum. Agronomy

Print version ISSN 1679-9275On-line version ISSN 1807-8621

Abstract

RIBEIRO-OLIVEIRA, João Paulo; SANTANA, Denise Garcia de; PEREIRA, Vanderley José  and  SANTOS, Carlos Machado dos. Transformação de dados: uma ferramenta subestimada pelo uso inapropriado. Acta Sci., Agron. [online]. 2018, vol.40, e35300.  Epub Mar 29, 2018. ISSN 1679-9275.  https://doi.org/10.4025/actasciagron.v40i1.35300.

O recurso matemático de mudança de escala dos dados polariza a opinião dos pesquisadores. Para um grupo, a transformação não é recomendada por causar problemas inferenciais e descaracterizar o conjunto de dados, que dificultam a interpretação; enquanto para outro, é considerada necessária para atender as pressuposições dos modelos paramétricos. No entanto, o mau uso da transformação se dá a fim do experimento atingir metas de precisão. Por isto, aqui são abordadas as situações mais frequentes envoltas à transformação dos dados e seu impacto nas pressuposições dos modelos de análise de variância e na precisão experimental. Dados de sete experimentos conduzidos em delineamentos inteiramente casualizados ou em blocos casualizados foram usados como estudo de caso. A ineficácia do coeficiente de variação como indicador da necessidade de transformação foi revelada, como também que a transformação pode violar as pressuposições da análise de variância, desmistificando o entendimento de que seu uso, mesmo quando não melhora a qualidade da análise, não desqualifica as inferências. A decisão de transformar é dicotômica, mas os critérios para esta decisão não são poucos. A unidade das características (porcentagem, dia e plântulas por dia), o delineamento experimental e a possível robustez da estatística F a pequenos desvios da Normal estão entre os principais indicadores para a escolha do tipo de transformação.

Keywords : pressuposições; coeficiente de variação; critérios para a transformação; estatística paramétrica e não-paramétrica; robustez.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )