SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue2Nutrition value of silage from corn hybrids in the state of Mato Grosso, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Scientiarum. Animal Sciences

On-line version ISSN 1807-8672

Abstract

PARIS, Wagner et al. Dinâmica da produção e do valor nutritivo do consórcio de Forrageiras Hibernais. Acta Sci., Anim. Sci. [online]. 2012, vol.34, n.2, pp. 109-115. ISSN 1807-8672.  http://dx.doi.org/10.4025/actascianimsci.v34i2.11507.

O trabalho foi realizado com o objetivo de verificar a produção de massa e teores nutritivos de espécies forrageiras de estação fria, utilizando pastagens de aveia preta (Avena strigosa) e aveia branca (Avena sativa) consorciadas com azevém (Lolium multiflorum) e ervilhaca comum (Vicia sativa L.). As espécies foram consorciadas conforme os tratamentos: Aveia Preta com Azevém (AVP+AZ); Aveia Branca com Azevém (AVB+AZ); Aveia Preta com Ervilhaca (AVP+E); Aveia Branca com Ervilhaca (AVB+E); Aveia Preta, Azevém e Ervilhaca (AVP+AZ+E) e Aveia Branca com Azevém e Ervilhaca (AVB+AZ+E). Foram avaliados a massa total de forragem de cada espécie e os teores de proteína bruta, fibra em detergente neutro e o coeficiente de digestibilidade "in vitro" da matéria seca. Os resultados indicam que a produção de forragem das aveias foi maior no início das avaliações e de azevém e ervilhaca no período final. Foram maiores os teores de proteína bruta e fibra em detergente neutro no início do experimento para todos os tratamentos avaliados, sendo que os que continham ervilhaca consorciada com aveia apresentaram aumento desses teores no período final pela presença exclusiva de ervilhaca que possui ciclo mais tardio.

Keywords : consorciação; gramíneas; leguminosas; qualidade de pastagem.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English