SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue2Effect of broiler chicken age on ileal digestibility of corn germ mealEffect of feed restriction with voluntary hay intake on the performance and quality of laying hen eggs author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Scientiarum. Animal Sciences

On-line version ISSN 1807-8672

Abstract

NASCIMENTO, Thiago Matias Torres do et al. Diferentes intervalos de coleta na determinação da digestibilidade aparente da proteína e da energia de ingredientes comuns para o apaiari (Astronotus ocellatus). Acta Sci., Anim. Sci. [online]. 2012, vol.34, n.2, pp. 143-147. ISSN 1807-8672.  http://dx.doi.org/10.4025/actascianimaci.v34i2.10541.

O presente estudo avaliou a digestibilidade aparente da proteína e da energia de ingredientes (farelo de soja, farinha de peixe, farelo de trigo e milho) por juvenis de apaiari (Astronotus ocellatus) usando dois diferentes intervalos de coleta (30 min. e 12h). Os 160 juvenis de apaiari utilizados (22,37 ± 3,06 g de peso corporal) foram divididos em quatro tanques rede plásticos e cilíndricos, cada um colocado em um tanque de alimentação de 1.000 L. O experimento foi inteiramente casualizado em esquema fatorial 2 x 4 (2 intervalos de coleta de fezes e 4 ingredientes foram) com quatro repetições. Os testes estatísticos não detectaram efeito da interação entre o intervalo de coleta e tipo de ingrediente nos coeficientes de digestibilidade. O intervalo de coleta não afetou a digestibilidade da proteína e da energia. As características físicas das fezes dos juvenis de apaiari aparentemente as tornam menos sensíveis à perda de nutrientes por lixiviação, permitindo intervalos de coleta maiores. A digestibilidade da proteína dos ingredientes avaliados foi semelhante, mostrando que a digestibilidade aparente de ingredientes animais e vegetais por juvenis de apaiari é eficiente. Os coeficientes de digestibilidade da energia foram maiores para a farinha de peixe e o farelo de soja comparado a farelo de trigo e milho. Ingredientes ricos em carboidratos (farelo de trigo e milho) apresentaram os piores coeficientes de digestibilidade da energia e, portanto, não são usados eficientemente pelos juvenis de apaiari.

Keywords : ciclídeos; energia digestível; nutrição; proteína digestível; peixes.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English