SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue2Effects of different sampling intervals on apparent protein and energy digestibility of common feed ingredients by juvenile oscar fish (Astronotus ocellatus)Influence of the natural dyes bixin and curcumin in the shelf life of eggs from laying hens in the second production cycle author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Scientiarum. Animal Sciences

On-line version ISSN 1807-8672

Abstract

MOREIRA, Rafaele Ferreira et al. Efeito da restrição alimentar com oferta de feno sobre o desempenho e a qualidade dos ovos de poedeiras. Acta Sci., Anim. Sci. [online]. 2012, vol.34, n.2, pp. 149-154. ISSN 1807-8672.  http://dx.doi.org/10.4025/actascianimsci.v34i2.12451.

O objetivo da pesquisa foi avaliar o efeito da restrição alimentar sobre a ingestão voluntária de feno, o desempenho das aves e a qualidade dos ovos. Foram utilizadas 150 poedeiras da linhagem Hisex Brown com 51 semanas de idade. As aves foram distribuídas em cinco tratamentos com cinco repetições de seis aves cada. O tratamento controle consistiu no fornecimento de 100 g de ração ave-1 dia-1 sem oferta de feno e os demais na oferta de 95, 90, 85 e 80 g de ração ave-1 dia-1, que corresponderam, respectivamente, às restrições de 5, 10, 15 e 20% da quantidade de ração, com o fornecimento de feno à vontade. Foram utilizados os fenos de cunhã, das folhas de leucena e de tifton. Com o aumento no nível de restrição, houve aumento no consumo diário de feno, redução na produção, na massa de ovo, no peso médio das aves e piora na conversão alimentar. Em relação às características de qualidade dos ovos, apenas a coloração da gema variou entre os tratamentos, obtendo-se gemas mais pigmentadas com o nível de 20% de restrição. As poedeiras podem ser submetidas a 5% de restrição da ração de postura, com o fornecimento de fenos à vontade.

Keywords : restrição de ração; ingestão de feno; poedeiras comerciais; forrageiras.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English