SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue2Effect of feed restriction with voluntary hay intake on the performance and quality of laying hen eggsInteraction between feeding rate and area for periphyton in culture of Nile tilapia juveniles author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Scientiarum. Animal Sciences

On-line version ISSN 1807-8672

Abstract

LAGANA, Christine et al. Influência dos corantes naturais bixina e curcumina na vida útil de ovos de poedeiras vermelhas no segundo ciclo de produção. Acta Sci., Anim. Sci. [online]. 2012, vol.34, n.2, pp. 155-159. ISSN 1807-8672.  http://dx.doi.org/10.4025/actascianimsci.v34i2.12096.

A pesquisa foi desenvolvida objetivando-se avaliar o efeito da inclusão de pigmentantes naturais no período de estocagem de ovos de poedeiras em segundo ciclo de produção, submetidas a dietas à base de milho e sorgo baixo tanino. Foram utilizados 160 ovos, provenientes de aves da linhagem Hy-Line Brown de 90 semanas pós-muda forçada. Foi avaliado o efeito isolado e a interação de dois fatores: inclusão de pigmentantes naturais na dieta-controle - 50% sorgo baixo tanino em substituição ao milho; RC - 2% pó de rizoma de cúrcuma seco; PU - 2% pó de urucum seco; RCPU - 1% cúrcuma + 1% urucum associada ao período de estocagem (zero, três, sete, 14 e 21 dias). As variáveis estudadas foram: gravidade específica (GE), percentagens de gema, albúmen e casca em relação ao peso do ovo, e coloração da gema. A coloração da gema apresentou-se mais intensa quanto maior foi a percentagem de urucum utilizada. A inclusão de 2% de pó de urucum promove e mantém adequada a pigmentação das gemas dos ovos quando armazenados por até 21 dias. Independente da suplementação de pigmentantes naturais, a qualidade do ovo decresce com o incremento do tempo de armazenamento.

Keywords : coloração; estocagem; gema; gravidade específica; pigmento; sorgo.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English