SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue2Influence of the natural dyes bixin and curcumin in the shelf life of eggs from laying hens in the second production cycleProtein and metabolizable energy on a meat quail line author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Scientiarum. Animal Sciences

On-line version ISSN 1807-8672

Abstract

REBOUCAS, Vanessa Tomaz et al. Interação entre a taxa de arraçoamento e a área para perifíton no cultivo de juvenis de tilápia do Nilo. Acta Sci., Anim. Sci. [online]. 2012, vol.34, n.2, pp. 161-167. ISSN 1807-8672.  http://dx.doi.org/10.4025/actascianimsci.v34i2.12469.

O presente trabalho teve como objetivo determinar os efeitos da interação entre a taxa de arraçoamento e a área submersa para perifíton em aquários de cultivo de tilápia do Nilo. Foram utilizados 20 aquários de 25 L no trabalho. Três juvenis de tilápia (2,56 ± 0,14 g) foram estocados em cada aquário por cinco semanas. Havia duas taxas de arraçoamento (cheia e cheia menos 30%) e duas áreas submersas para o desenvolvimento de perifíton (59,4 e 96,5% da área superficial do aquário; n = 5). O peso corporal final dos peixes nos aquários com 96,5% de área para perifíton e submetidos à taxa alimentar restritiva foram significativamente maiores que nos aquários com 96,5% de área e taxa alimentar padrão. O crescimento dos peixes nos aquários com arraçoamento restritivo foi favorecido pela melhor qualidade de água (maior pH e menos amônia). O crescimento e conversão alimentar dos peixes foram negativamente afetados nos aquários com 96,5% de área para perifíton e taxa de arraçoamento padrão. Concluiu-se que a combinação de taxas alimentares restritivas com a adoção de maiores áreas de substratos para o desenvolvimento de perifíton traz melhores resultados de qualidade de água que o emprego desses manejos de forma isolada.

Keywords : tilápia; piscicultura; sistema semi-intensivo; produtividade; qualidade de água.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English