SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue2The use of clove oil as an anesthetic for advanced juvenile tilapia (Oreochromis niloticus)Forage supply in thinned Caatinga enriched with buffel grass (Cenchrus ciliaris L.) grazed by goats and sheep author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Scientiarum. Animal Sciences

On-line version ISSN 1807-8672

Abstract

BRANCO, Antonio Ferriani et al. Composição química e fracionamento da proteína bruta da gramínea Coastcross no inverno, primavera e verão no sul do Brasil. Acta Sci., Anim. Sci. [online]. 2012, vol.34, n.2, pp. 183-187. ISSN 1807-8672.  http://dx.doi.org/10.4025/actascianimsci.v34i2.10895.

O objetivo deste estudo foi determinar as frações da proteína bruta dos componentes estruturais (lâmina verde, colmo e material morto), da gramínea Coastcross (Cynodon dactylon (L.) Pers), nas estações do inverno, primavera e verão, no Noroeste do Estado do Paraná, Sul do Brasil. Foram determinados os teores de PB, FDN, FDA e a frações proteicas A, B1, B2, B3 e C. A análise de PB mostrou grande variabilidade entre os meses, porém, não houve diferença entre as estações. Os teores de FDN e FDA no colmo foram menores (p < 0,05) durante a primavera. As frações proteicas A, B1, B2, B3 e C da lâmina verde não foram alteradas pela estação do ano (p > 0,05). Porém, foi observado que as frações mais representativas foram a B3 e a A em sua ordem. No colmo, a fração da proteina bruta de maior importância é a A e foi observado que a fração B1 foi menor (p < 0,05) na primavera. Considerando as frações da proteina bruta da gramínea Coastcross, nas condições deste estudo, pode-se concluir que essa apresenta valor proteico adequado para produção de bovinos de corte em pastagem.

Keywords : estações; nitrogênio; ruminantes; CNCPS.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English