SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue3Growth and gastrointestinal indices in Nile tilapia fed with different diets author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Scientiarum. Animal Sciences

On-line version ISSN 1807-8672

Abstract

SABOYA, Jefferson Pablo de Sousa et al. Efeito dos polissacarídeos sulfatados da rodofícea Kappaphycus alvarezii em pós-larvas de tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus) submetidas a situações de estresse. Acta Sci., Anim. Sci. [online]. 2012, vol.34, n.3, pp. 215-221. ISSN 1807-8672.  http://dx.doi.org/10.4025/actascianimsci.v34i3.13213.

O trabalho avaliou o efeito da administração oral dos polissacarídeos sulfatados (PS) extraídos da macroalga marinha Kappaphycus alvarezii na sobrevivência e ganho de peso de pós-larvas da tilápia do Nilo, durante a reversão sexual em situação de estresse. Os PS foram extraídos por digestão enzimática e incorporados à ração antes da adição do hormônio 17-α-metiltestosterona, sendo administrados nas doses de 0,05; 0,1 e 0,2 mg g-1 de peso vivo e um controle (sem PS), durante 28 dias. Na última semana da reversão sexual foi estabelecida uma situação de estresse, pela supressão da aeração e renovações de água. Os dados de sobrevivência e ganhos de peso foram submetidos à análise de variância (Anova) e teste de Tukey para diferenciação das médias, aos níveis de significância de 1 e 5%. Os ganhos de peso foram maiores nos animais que receberam os PS, independente da dose utilizada e as melhores sobrevivências obtidas quando os PS foram administrados nas doses de 0,05 e 0,1 mg g-1, com valores de 79,90 ± 5,68 e 77,60 ± 1,80%, respectivamente. O estudo revelou que pequenas doses dos PS, foram capazes de melhorar a sobrevivência, o ganho de peso diário e o peso médio final das tilápias submetidas a situações de estresse.

Keywords : alga marinha; imunoestimulante; reversão sexual.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese