SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue3Growth and gastrointestinal indices in Nile tilapia fed with different dietsProbiotic in feeding of juvenile matrinxã (Brycon amazonicus): economic viability author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Scientiarum. Animal Sciences

On-line version ISSN 1807-8672

Abstract

SENA, Monaliza Freitas et al. Farelos da vagem da algaroba e da folha da mandioca em rações para tilápia do Nilo em crescimento. Acta Sci., Anim. Sci. [online]. 2012, vol.34, n.3, pp. 231-237. ISSN 1807-8672.  http://dx.doi.org/10.4025/actascianimsci.v34i3.13175.

Avaliou-se a inclusão dos farelos da vagem da algaroba (Prosopis juliflora) e folha da mandioca (Manihot esculenta) em rações para tilápia do Nilo (85,22 ± 3,13 g). Foram utilizados 336 peixes, distribuídos em 28 tanques (120 L), em esquema fatorial 2 x 4, duas fontes de óleo e quatro níveis de farelo (0, 5, 10 e 20%) (n = 4). Ao final de 60 dias, foram avaliados o desempenho zootécnico (consumo de ração, ganho de peso, conversão alimentar aparente e taxa de sobrevivência) e a composição da carcaça dos peixes. Para análise da histologia intestinal, foram mensuradas a altura e a densidade das vilosidades. O desempenho zootécnico, a composição da carcaça e a densidade das vilosidades intestinais não foram afetados (p > 0,05) pela fonte e nível de inclusão de farelo. Houve efeito significativo do nível de inclusão dos farelos sobre a altura das vilosidades intestinais, com comportamento linear decrescente, indicando que quanto maior o nível de inclusão de farelo, menor a altura das vilosidades. Os farelos estudados podem ser incluídos em até 20% em rações de tilápias do Nilo sem comprometer o desempenho zootécnico e alterar a composição corporal, no entanto, a presença destes coprodutos em rações pode resultar em efeito deletério sobre as vilosidades intestinais dos peixes.

Keywords : alimentos alternativos; desempenho; mucosa intestinal; Oreochromis niloticus.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English