SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue3Tiller population density and tillering dynamics in marandu palisade grass subjected to strategies of rotational stocking management and nitrogen fertilizationDigestibility of the cottonseed meal with or without addition of protease and phytase enzymes in swine diet author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Scientiarum. Animal Sciences

On-line version ISSN 1807-8672

Abstract

SILVA, Leandro Moreira et al. Associação de carboidrase e fitase em dietas valorizadas para poedeiras semipesadas. Acta Sci., Anim. Sci. [online]. 2012, vol.34, n.3, pp. 253-258. ISSN 1807-8672.  http://dx.doi.org/10.4025/actascianimsci.v34i3.12735.

O objetivo do estudo foi avaliar o efeito da associação de carboidrases e fitase em dietas de poedeiras. Foram utilizadas 300 poedeiras Isa Brown com 26 semanas, submetidas aos tratamentos: Controle Positivo: sem enzimas e valorização dos nutrientes; T2: valorização em 1,5 e 6% a EMA (kcal kg-1), do milho e o farelo de soja, respectivamente, e redução nos níveis nutricionais conforme a matriz nutricional para a fitase; T3: valorização da EMA do milho e o farelo de soja (idem T2) e redução nos níveis de cálcio e fósforo conforme matriz nutricional da fitase; T4: T2 suplementado com 100 g t-1 de carboidrases e 30 g t-1 de fitase; T5: T3 suplementado com 100 g t-1 de carboidrases e 30 g t-1 de fitase. Foi utilizado delineamento inteiramente casualizado, seis repetições e parcela subdividida no tempo (6 períodos de 21 dias). Não houve efeito significativo dos tratamentos sobre a produção, consumo, peso dos ovos e qualidade dos ovos. A valorização dos nutrientes preconizada com a utilização das enzimas foi eficiente tecnicamente para manutenção do desempenho e qualidade dos ovos de poedeiras semipesadas nas condições avaliadas, necessitando de outras pesquisas com maior redução nos níveis energéticos para avaliação do efeito das enzimas sobre a disponibilidade de energia.

Keywords : desempenho; qualidade de ovos; enzimas; energia metabolizável; fósforo disponível; valorização de dietas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese