SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue3Association of carbohydrases and phytase in enriched diets for semi heavy layersIndigestible cellulose and lignin in determining feces production and apparent digestibility in horses author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Scientiarum. Animal Sciences

On-line version ISSN 1807-8672

Abstract

LORENA-REZENDE, Izaura Maria Barros de et al. Digestibilidade do farelo de algodão com ou sem adição das enzimas protease e fitase na alimentação de suínos. Acta Sci., Anim. Sci. [online]. 2012, vol.34, n.3, pp. 259-265. ISSN 1807-8672.  http://dx.doi.org/10.4025/actascianimsci.v34i3.12360.

O objetivo do estudo foi avaliar a digestibilidade do farelo de algodão com ou sem adição de enzimas (fitase e protease) para suínos em crescimento. Foram utilizados 18 leitões machos castrados, alojados em gaiolas de metabolismo, distribuídos em delineamento inteiramente casualizado com padronização do peso vivo (PV) com média de 25,8 ± 3,6 kg, com três tratamentos e seis repetições. Os tratamentos consistiram em uma dieta referência à base de milho e farelo de soja, o segundo tratamento com substituição de 30% da dieta referência por farelo de algodão sem enzimas, e o terceiro com substituição de 30% da dieta referência por farelo de algodão com adição de enzimas. Foi determinada a proteína digestível, energia digestível, coeficiente de digestibilidade da matéria seca, da energia e da proteína. Também foi observado o balanço de nitrogênio e fósforo. O uso do farelo de algodão com adição de enzimas em dietas para suínos em crescimento, não afetou os coeficientes de digestibilidade da matéria seca, energia bruta e proteína bruta; porém contribuíram com a redução do fósforo excretado nas fezes e melhorou sua absorção. Não foi observado melhora do balanço de nitrogênio nas dietas contendo farelo de algodão com enzimas.

Keywords : alimento alternativo; enzimas exógenas; metabolismo; não ruminantes.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English