SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue3Effects of different lipid levels on protozoa population, microbial protein synthesis and rumen degradability in cattleIngestive behavior of Guzerat and Sindhi heifers under the effects of feed restriction author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Scientiarum. Animal Sciences

On-line version ISSN 1807-8672

Abstract

ALVES, Evanilton Moura et al. Farelo da vagem de algaroba associado a níveis de ureia na alimentação de ovinos: balanço de nitrogênio, N-ureico no plasma e parâmetros ruminais. Acta Sci., Anim. Sci. [online]. 2012, vol.34, n.3, pp. 287-295. ISSN 1807-8672.  http://dx.doi.org/10.4025/actascianimsci.v34i3.12759.

Objetivou-se neste trabalho avaliar os efeitos da inclusão de ureia em dietas contendo farelo da vagem de algaroba sobre o balanço de nitrogênio, N-ureico no plasma e parâmetros ruminais em ovinos. Foram utilizados oito animais, machos castrados, com peso médio de 33,5 kg, distribuídos em dois quadrados latinos 4 x 4. Os tratamentos constituíram da inclusão de níveis de ureia na dieta, sendo: 0; 0,5; 1,0 e 1,5% da MS total. A dieta foi fornecida como dieta total na relação volumoso:concentrado de 40:60 com base na MS total da dieta. Foi realizada a coleta total de urina e fezes e determinada a excreção de nitrogênio. Foi coletado sangue, seguido com a extração do plasma e determinação do N-ureico. Para avaliação do pH e N-amoniacal no líquido ruminal foram utilizados quatro animais fistulados no rúmen. A ingestão de N (31,68 g dia-1) e perdas vias fecal (7,94 g dia-1) e urinária (9,95 g dia-1) não sofreram alterações. As concentrações de N-amoniacal e N-ureico no plasma aumentaram de forma linear. O pH ruminal foi semelhante entre os tratamentos. A inclusão de ureia não influencia o balanço de nitrogênio, porém eleva as concentrações de N-amoniacal no rúmen e N-ureico no plasma podendo influenciar o gasto de energia no organismo.

Keywords : alimento alternativo; confinamento; metabolismo; nitrogênio não-proteico; pequenos ruminantes.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese