SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue3Effect of diets containing whole cottonseed on the quality of sheep semenSuperovulatory response, production and quality of embryos of cows fed on linseed or canola seed supplemented diets author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Scientiarum. Animal Sciences

On-line version ISSN 1807-8672

Abstract

VIDAL, Luiz Vítor Oliveira et al. Modelagem matemática para energia digestivel de ingredientes de origem animal para tilápias. Acta Sci., Anim. Sci. [online]. 2012, vol.34, n.3, pp. 313-319. ISSN 1807-8672.  http://dx.doi.org/10.4025/actascianimsci.v34i3.13304.

O objetivo deste estudo foi a formulação de equações para estimar a energia digestível em alimentos para a tilápia. Foram utilizados valores obtidos na literatura da composição centesimal em proteína bruta, extrato etéreo, matéria mineral e energia bruta (variáveis independentes), bem como a energia digestível (variável dependente) obtidos em ensaios biológicos. Os dados foram submetidos à regressão linear múltipla "stepwise backward". Foi realizada análise de trilha para medir os efeitos diretos e indiretos de cada variável independente sobre a dependente. Para validar o modelo foram utilizados dados de estudos independentes, e os valores obtidos em um ensaio de digestibilidade com juvenis de tilápia do Nilo, testando-se cinco farinhas de carne e ossos (FCO), utilizando o sistema de coleta de fezes de Guelph e óxido de cromo (III) como indicador. A equação obtida não pode estimar os valores de energia digestível (ED) de origem animal e está descrito a seguir: ED (kcalkg-1) = -2364,970+1,287 x EB;R2 = 0,775. Os coeficientes de trilha obtidos tem valores de médios a baixo, sendo o maior efeito direto o da energia bruta (0,529), enquanto a proteina bruta apresentou o maior efeito indireto, via energia bruta (0,439).

Keywords : nutrição; valor nutritivo; estimativa; modelos lineares.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English