SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue4Pesticides in the propolis at São Saulo State, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Acta Scientiarum. Animal Sciences

On-line version ISSN 1807-8672

Abstract

SARTORI, Maria Márcia Pereira et al. Análise multivariada em dados de isótopos estáveis no processo de rastreabilidade em aves. Acta Sci., Anim. Sci. [online]. 2012, vol.34, n.4, pp.437-442. ISSN 1807-8672.  http://dx.doi.org/10.4025/actascianimsci.v34i4.13434.

A análise isotópica tem se mostrado uma ferramenta de suma importância ao processo de rastreabilidade, no entanto, existem divergências nas análises estatísticas dos resultados, uma vez que os dados são dependentes e advindos de vários elementos químicos tais como Carbono, Hidrogênio, Oxigênio, Nitrogênio e Enxofre (CHON'S). Com o intuito de estabelecer a análise propícia para os dados de rastreabilidade em aves pela técnica de isótopos estáveis e avaliar a necessidade da análise conjunta das variáveis, foram usados dados de carbono-13 e de nitrogênio-15 de ovos (albúmen + gema) de poedeiras e músculo peitoral de frangos de corte, os quais foram submetidos à análise estatística univariada (Anova e complementada pelo teste de Tukey) e multivariada (Manova e Discriminante). Os dados foram analisados no software Minitab 16, e os resultados, consolidados na teoria, confirmam a necessidade de análise multivariada, mostrando também que a análise discriminante esclarece as dúvidas apresentadas nos resultados de outros métodos de análise comparados nesta pesquisa.

Keywords : Anova; análise discriminante; carbono-13; Manova; nitrogênio-15.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License