SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número4Caracterização histológica das fases de desenvolvimento ovocitário de suruvi Steindachneridion scriptum em condições de cativeiroMétodos para determinação do consumo de forragem por cordeiras em pastagem de azevém índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Acta Scientiarum. Animal Sciences

versão impressa ISSN 1806-2636versão On-line ISSN 1807-8672

Resumo

MACEDO, Felipe Barros et al. Aditivos na ensilagem de capim-marandu manejado em intensidades de pastejo. Acta Sci., Anim. Sci. [online]. 2015, vol.37, n.4, pp.357-363. ISSN 1807-8672.  http://dx.doi.org/10.4025/actascianimsci.v37i4.27590.

Técnicas de conservação do excedente de forragem do verão constituem estratégia de manejo do pasto para suprir as necessidades dos animais em massa seca no período de escassez, porém pouco pesquisadas. A silagem pode ser utilizada para esse fim. Estudou-se a produção de silagem de capim Marandu, proveniente de pastos submetidos às intensidades de pastejo, com e sem aditivo, determinando-se as perdas por gases e efluentes e a composição química e bromatológica da silagem. O delineamento experimental foi inteiramente ao acaso e o experimento em fatorial 4x3, com quatro repetições. Os fatores foram: 1º - ofertas de forragem de 5% (5 kg de massa seca 100 kg-1 de peso animal dia-1), 10, 15 e 20%. A pastagem foi manejada em lotação rotativa, com ciclos de pastejo de 35 dias (7 dias de ocupação e 28 dias de descanso) e 2º - aditivos: a) controle; b) polpa cítrica peletizada; c) inoculantebiológico para silagens de capim. Verificou-se que a forragem de capim-marandu colhida de pastos submetidos à baixa intensidade de pastejo apresentou características quantitativas e qualitativas para ensilagem. Porém, a alta umidade e o baixo teor de carboidratos fermentescíveis tornam a utilização de aditivo necessária e favorável ao processo fermentativo e a qualidade nutricional da silagem.

Palavras-chave : inoculante; oferta de forragem; polpa cítrica; silagem; silo experimental.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )